Operação integrada com DF Legal e PMDF resultou em sete autuações; ações semelhantes seguem em outras regiões do DF.
A madrugada de sábado (4) para domingo (5) foi de fiscalização intensa em Sobradinho e Sobradinho II. Equipes da Vigilância Sanitária do Distrito Federal vistoriaram 49 distribuidoras de bebidas, das quais sete foram autuadas. No total, 508 litros de produtos irregulares foram apreendidos.
A ação contou com apoio da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), em operação coordenada pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Segundo a diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, o objetivo é garantir que os consumidores tenham acesso a bebidas seguras e devidamente certificadas.
“As equipes analisam ingredientes, rótulos e conformidade com normas regulatórias. A intenção é identificar irregularidades e assegurar que o produto oferecido ao público seja confiável”, explicou Olivé.
De acordo com a SES-DF, esse tipo de fiscalização é frequente e ocorre em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Apenas em 2025, foram realizadas 1.342 inspeções, que resultaram em 161 autuações e na apreensão de 896 litros de bebidas clandestinas.
As operações serão ampliadas nos próximos dias, alcançando localidades como Ceilândia, Vicente Pires, São Sebastião, Planaltina e Santa Maria.
“A Vigilância Sanitária age de forma preventiva, sempre priorizando a segurança da população”, ressaltou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)