Vacinação no Zoológico traz prevenção contra gripe, covid e outras doenças

Publicado em

Secretaria de Saúde realiza ações externas aos sábados para ampliar a cobertura vacinal no DF
Aos 11 anos de idade, o Antônio Henrique Deveza se orgulha de tomar vacina sem soltar uma lágrima: “Em mim não dói nada!”. Ele recebeu o reforço contra a covid-19 na ação externa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) neste sábado (22) no Zoológico de Brasília. Já o irmão dele, o Tiago, precisou do consolo do Zé Gotinha para receber nada menos que cinco imunizantes: de gripe, covid-19 e três do calendário vacinal, todas previstas para o menino de quatro anos.

Bom para a mãe deles, a professora Adriana Deveza, de 38 anos, que aproveitou a entrada gratuita para garantir a proteção dos seus e dela mesma, que recebeu o reforço da bivalente contra a covid-19. “Eu vi no Instagram e pensei que era a oportunidade de vacinar. E ainda ganhamos o passeio!”, conta.

Das 9h às 17h, até quem só está de passagem por Brasília pode aproveitar a facilidade. Foi o caso do dentista Alexandre Brandão, de 47 anos, que mora no Ceará e passa férias no DF. Ele recebeu vacinas contra a gripe e tétano. “Quanto mais fácil tiver esse acesso, melhor para as pessoas se vacinarem”, elogiou.

A enfermeira Leyla Campos, responsável técnica da vacinação, destaca o planejamento da Secretaria de Saúde para realizar a vacinação fora de sua própria estrutura. “Esse tipo de ação é muito efetiva . A gente se planeja com antecedência para manter as unidades abertas ao mesmo tempo”, explica. Foram mobilizados 25 servidores de unidades básicas de saúde, cinco estagiários e cinco funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para acolhimento da população, verificação de documentos, aplicação e até entretenimento das crianças.

A servidora destaca a importância de levar o cartão de vacina para que a equipe possa identificar quais imunizantes são necessários. Caso a pessoa não tenha o documento, serão feitas consultas ao sistema de registro e emitido um novo cartão. “O importante é que venham. A gente aproveita para ver todas as vacinas atrasadas”, afirma.

Além do Zoológico, no sábado a Secretaria de Saúde também montou locais de vacinação no Águas Claras Shopping e no Boulevard Shopping, na Asa Norte. Foram enviadas equipes ainda para o supermercado Fort Atacadista do Sol Nascente, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Recanto das Emas e para a Escola Jardim dos Ipês, em Planaltina. O site da pasta traz semanalmente os locais de vacinação aos sábados e a lista dos pontos de atendimento de segunda a sexta-feira.

*Com informações da SES-DF

Leia mais

IBRAM autoriza monitoramento de animais para início das obras de drenagem pluvial do Império dos Nobres

  • O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) publicou a autorização para que a Urbanizadora Paranoazinho (UP),...

Condomínios Bem-Estar e Mansões Sobradinho II têm decretos de regularização renovados

  • Foram republicados os decretos que concedem aprovação aos planos de regularização dos condomínios Residencial...

Justiça nega ação de usucapião de condomínio irregular em Sobradinho e o condena a pagar mais de 60 mil reais em honorários

  • Na sentença, a juíza Luciana Pessoa Ramos negou o pedido do Vivendas Campestre por...

Rede pública de saúde tem ações voltadas a boas práticas na gravidez

  • No Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto, conheça os cuidados necessários durante...

Mais notícias

IBRAM autoriza monitoramento de animais para início das obras de drenagem pluvial do Império dos Nobres

  • O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) publicou a autorização para que a Urbanizadora Paranoazinho (UP),...

Fique alerta ao contratar serviços de transporte escolar

  • Agentes do Detran-DF já realizaram mais de 630 ações de fiscalização para garantir segurança...

Obras levam acessibilidade a calçadas da Esplanada dos Ministérios

  • Atuação da Novacap proporcionará mais conforto aos brasilienses e turistas na capital do país A...