Torre de TV é reaberta para o Público

Publicado em

Um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília foi entregue após dois anos de obras e terá gestão comandada pelo Banco de Brasília, que planeja mais obras de revitalização de equipamentos turísticos do Distrito Federal

Reinaugurada na última quarta-feira (30/09), a Torre de TV consolida uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o Banco de Brasília (BRB) em prol do resgate dos equipamentos culturais e de turismo do Distrito Federal.

A gestão da Torre de TV foi repassada ao BRB em outubro de 2019, por meio de um acordo de cooperação técnica que terá duração de 20 anos. O acordo foi assinado entre Setur-DF, Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) e a Novacap.

O governador Ibaneis Rocha destacou, durante a entrega da obra, que a parceria teve início ainda no ano de 2019, com o intuito de resgatar o espírito da capital. “Abrimos uma nova era em Brasília. Ano passado já tivemos a reforma da Casa de Chá, em parceria com o BRB, e agora devolvemos a Torre de TV à população com este espírito de resgatar o que Brasília significa de fato”, disse. Ao todo, a Novacap investiu mais de R$ 16,5 milhões na reforma.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou o bom relacionamento entre o banco e a Setur-DF, que deve render novas obras nos próximos meses. O banco trabalha atualmente no projeto para revitalizar o Teatro Nacional Cláudio Santoro. “Um banco público vai além das ações de um banco tradicional, que exigem apenas resultados. Está entrega é um ato de amor a Brasília”, afirmou.

Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a revitalização do espaço é uma das maiores conquistas da capital federal nos últimos anos. “A Torre de TV é um cartão postal de Brasília e recebia mais de 34 mil pessoas por mês, mesmo em condições adversas de abandono. As obras não serão apenas a revitalização do espaço e do mezanino, mas a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília, com um boulevard que se estenderá até a rodoviária. Em poucos meses à frente do espaço, o BRB e os órgãos do GDF tiraram o cartão-postal do abandono e do esquecimento”, afirmou.

A parceria entre BRB e Setur-DF não fica restrita às obras de valorização dos equipamentos turísticos e culturais de Brasília. Durante a pandemia, a pasta intermediou diversas sessões de diálogo entre o setor de eventos e turismo e a instituição e buscou a reinserção do banco no Fungetur, do Ministério do Turismo. “O banco foi um parceiro de primeira hora na missão de mitigar os efeitos da pandemia no nosso setor. A retomada das atividades será possível para várias empresas por conta da parceria oferecida pelo BRB”, lembrou Vanessa Mendonça.

Empresários e profissionais autônomos do setor de eventos também passaram a ter acesso a linhas de crédito diferenciadas no BRB durante a pandemia, com diferentes modelos de empréstimos e financiamentos. A partir do diálogo com a Setur-DF e empresários e profissionais do setor, o BRB passou a oferecer as linhas Acreditar, de microcrédito, Progiro, para financiar capital de giro para as empresas durante a paralisação, e o BRB Investimento, de fomento às atividades comerciais.

Os artesãos do Distrito Federal também foram agraciados com uma linha de crédito de apoio específica para o setor durante a pandemia. “São mais de 12 mil artesãos cadastrados junto à Secretaria de Turismo, que formam um segmento importante do ponto de vista da preservação do patrimônio imaterial e que vai além, gerando emprego, renda e que movimentou quase R$ 900 mil em 2019. O apoio do BRB foi crucial para a sobrevivência destas pessoas e de suas atividades”, afirma a secretária Vanessa Mendonça.

Leia mais

Brigadistas resgatam lobo-guará preso em tanque na área rural de Planaltina

  • Animal foi encontrado sem ferimentos e devolvido à natureza na Estação Ecológica Águas Emendadas. Um...

Circula Cultura encerra temporada com três dias de festa em Sobradinho II

  • Evento gratuito será realizado de quinta (9) a sábado (11), ao lado da administração...

Estudantes de Planaltina lançam livros inspirados no patrimônio histórico e cultural da cidade

  • Projetos desenvolvidos em escolas locais transformaram o olhar de crianças e adolescentes sobre a...

Cármen Lúcia fala a estudantes de Planaltina sobre o poder transformador do voto

  • Presidente do TSE destacou a importância da participação cidadã e do voto consciente em...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...