A Rodoviária do Plano Piloto entrou em uma nova fase com o início da concessão à iniciativa privada. Desde o último domingo (1º), o terminal passou a ser operado pelo Consórcio Catedral, vencedor da licitação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Nos próximos 20 anos, o consórcio será responsável pela administração e modernização do principal ponto de integração do transporte público da capital.
A concessão, amparada pela Lei Distrital nº 7.358/2023, foi aprovada por diferentes instâncias, como a Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conplan.
Nos primeiros anos do contrato, estão previstos R$ 120 milhões em investimentos — valor que pode chegar a R$ 150 milhões — voltados à recuperação estrutural, requalificação dos espaços e ampliação da acessibilidade. Entre as primeiras mudanças percebidas pelos usuários está a reativação das 12 escadas rolantes e elevadores, agora com manutenção permanente e equipe técnica de plantão.
“O primeiro avanço foi colocar os equipamentos à disposição da população com uma equipe 24 horas”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Ele destacou ainda que o novo modelo de gestão representa economia para os cofres públicos e retorno financeiro, com o repasse de 12,33% da receita do consórcio para o governo do DF.
A nova gestão também prevê a criação de uma nova plataforma para o BRT, modernização completa da infraestrutura, implantação de sistemas operacionais, reforço na segurança e obras para melhorar o conforto dos usuários. Algumas intervenções devem ser concluídas em até três anos; outras, em até seis, com acompanhamento técnico de uma certificadora independente.
Cronograma de obras e melhorias
Nos dois primeiros anos, a concessionária deverá aplicar R$ 7 milhões na estruturação dos estacionamentos e na implantação do sistema operacional. Na sequência, serão investidos mais R$ 57,7 milhões na reforma do prédio principal — com previsão de término em até três anos — e R$ 54,9 milhões na modernização completa, em até quatro anos.
Também fazem parte do contrato os estacionamentos do entorno da rodoviária, que serão revitalizados e passarão a operar de forma rotativa. No total, são 2.902 vagas distribuídas nas áreas próximas ao Conic e ao Conjunto Nacional, nos setores SDN, SDS e na plataforma superior.
Sem aumento na tarifa e realocação de ambulantes
Segundo o GDF, a concessão não impactará o valor das passagens de ônibus e metrô, que continuam inalteradas. Os ambulantes que atuavam dentro do terminal foram realocados temporariamente para o estacionamento ao lado do Conjunto Nacional. Um grupo de trabalho estuda espaços definitivos para esses trabalhadores.
Mudanças já percebidas pela população
Usuários que frequentam a rodoviária diariamente relatam melhorias. O estudante Miguel Guimarães, de 20 anos, elogiou o retorno dos elevadores e escadas rolantes. “Isso faz diferença, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção”, afirmou. Já Fábio Guilherme Alves de Souza, 21 anos, destacou a importância da concessão para resolver problemas antigos do terminal. “A estrutura estava muito defasada. Agora, vemos avanços importantes”, disse.
Texto adaptado do site da Agência Brasília.
Link da matéria original: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/rodoviaria-do-plano-entra-em-nova-fase-com-concessao-e-mais-investimentos