Programação gratuita movimenta o estacionamento do Estádio Augustinho Lima de sexta a domingo (11 a 13/7), com apresentações culturais, comidas típicas e competição entre grupos de quadrilha.
A cultura popular nordestina toma conta de Sobradinho neste fim de semana com mais uma etapa do Distrito Junino 2025. O projeto, promovido pelo Governo do Distrito Federal, desembarca na cidade entre os dias 11 e 13 de julho com uma programação gratuita que combina tradição, identidade e celebração.
O estacionamento do Estádio Augustinho Lima será transformado em arraial, reunindo grupos locais e convidados de outras regiões em apresentações que integram a fase classificatória do circuito. O evento também será realizado em paralelo no Taguaparque, em Taguatinga, com a grande final prevista para a Esplanada dos Ministérios, ao fim de agosto.
Nesta edição, o Distrito Junino reforça seu papel como ferramenta de valorização da cultura popular e de fortalecimento dos laços comunitários. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a iniciativa é uma celebração do pertencimento. “Ao levar arte, tradição e alegria para Sobradinho, seguimos reafirmando que a cultura é um direito e um potente instrumento de construção coletiva”, afirma.
Coordenadora geral do projeto, Janaína Karlen destaca que o evento vai além do entretenimento: “É uma festa que resgata memórias, dá visibilidade aos grupos culturais e transforma os espaços públicos em pontos de encontro e celebração”.
A programação em Sobradinho começa na sexta (11), com apresentações das quadrilhas Sol do Cerrado, Aparecida, Farelo de Milho e Chamego Bom, ao som do Trio Carleane Alves. No sábado (12), é a vez de Arrasta-pé, Chapéu de Palha Gama, Papa Chico, Busca Pé, Semear, Perque Isso Acontece e Pau Melado, com abertura do Trio Caco de Cuia. No domingo (13), o encerramento fica por conta da Banda Regional, após apresentações de Pão com Ovo, Chapéu de Palha, Filhos do Sol, Tradição, Quebra Quebra, Santo Afonso e Êta Peleja, com apoio musical do Trio Asa Branca.
O Distrito Junino é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Orgulho de Ser Nordestino e a Federação de Quadrilhas Juninas do DF (Fequaju). Ao todo, o circuito representa o maior investimento já feito para o segmento no DF, com R$ 10 milhões aplicados em infraestrutura, apoio aos grupos e valorização das tradições juninas como patrimônio cultural.
📍Serviço
Distrito Junino 2025 – Etapa Sobradinho
📅 11, 12 e 13 de julho (sexta a domingo)
📍 Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
⏰ Abertura dos portões: 18h
🎭 Apresentações de quadrilhas, atrações culturais, forró ao vivo e comidas típicas
🎟 Entrada gratuita
📲 Mais informações: @distritojunino2025 | @sececdf | @orgulhodesernordestino_df