Realizada pela Companhia Lumiato com apoio do FAC-DF, a programação traz três espetáculos que exploram narrativas poéticas e visuais em sessões acessíveis e abertas à comunidade.
O teatro de sombras vai transformar o Complexo Cultural de Planaltina nos próximos três fins de semana com a Mostra Lumiato — um projeto que une arte visual, poesia e temáticas sensíveis em espetáculos gratuitos voltados a públicos de diferentes idades. A iniciativa tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e é realizada pela Companhia Lumiato Teatro, referência nacional e internacional na linguagem do teatro de sombras contemporâneo.
A mostra apresenta três peças — Iara – O Encanto das Águas, 2 Mundos e Memória Matriz — que utilizam luzes, silhuetas e projeções para contar histórias marcadas por simbolismo e sensibilidade. A programação é voltada a estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das redes pública e privada, além de ser aberta a famílias e à comunidade em geral.
Cada montagem oferece uma experiência distinta, abordando desde mitos da cultura indígena até reflexões sobre colonização e relações entre gerações de mulheres. “Cada espetáculo é pensado para uma faixa etária diferente e traz uma abordagem própria dentro da linguagem do teatro de sombras. Isso permite ao público vivenciar três formas distintas de se conectar com a arte”, explica o diretor e fundador da Cia. Lumiato, Thiago Bresani.
Além da proposta artística, parte das sessões conta com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição.
Espetáculos em destaque:
🟣 Iara – O Encanto das Águas (classificação livre)
Inspirada na lenda da sereia brasileira, a peça narra o caminho de um jovem indígena em busca de respostas para um sonho misterioso. Ao consultar o pajé da aldeia, ele mergulha não só em mitos ancestrais, mas também em seu próprio destino.
📅 Sessões: sexta-feira (8), às 10h, 15h e 19h, e sábado (9), às 17h.
🟠 2 Mundos (classificação: 12 anos)
Com base no processo de colonização das Américas, a montagem reflete sobre o choque entre culturas e os caminhos possíveis para a reconstrução.
📅 Sessões: sexta-feira (15), às 15h e 19h, e sábado (16), às 19h.
🔴 Memória Matriz (classificação: 14 anos)
A peça trata da relação entre mãe e filha e das heranças emocionais, culturais e de gênero que moldam a experiência de ser mulher.
📅 Sessões: sexta-feira (22), às 15h e 19h, e sábado (23), às 19h.
A programação é gratuita e as apresentações ocorrem no teatro do Complexo Cultural de Planaltina.