Ação da DF Legal interrompeu o avanço de um condomínio clandestino dentro da APA da Bacia do Rio São Bartolomeu.

Uma operação da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) desarticulou, nesta sexta-feira (14), o início de um parcelamento irregular em área pública de Planaltina. O espaço, localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São Bartolomeu, estava em fase inicial de ocupação, com indícios claros de cercamento e abertura de ruas.
No terreno, já haviam sido construídos um muro frontal, um portão de entrada, cercamento lateral e vias cobertas com brita. Três futuros lotes também estavam demarcados, numa tentativa de garantir parcelas do solo mesmo sem qualquer possibilidade de regularização — já que a área não integra nenhuma das poligonais de Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) das proximidades.
Imagens de satélite reforçam a rapidez da ação dos grileiros. Enquanto em 2024 não há registro de desmatamento, a partir de meados de 2025 o local já exibia vias abertas e supressão vegetal, o que levou a DF Legal a incluir a área no cronograma de fiscalização.
Na operação, as equipes removeram cerca de 250 metros de cerca de arame com estacas de madeira, aproximadamente 180 metros de muro de alvenaria e o portão instalado na entrada.
*Com informações da DF Legal



