Mais de 100 mil pessoas no Fórum Mundial da Água

Publicado em

Discutindo o futuro dos recursos hídricos para o desenvolvimento da humanidade, o 8° Fórum Mundial da Água reuniu em Brasília no mês de março, pesquisadores, autoridades e participantes de mais de 140 países de todo o planeta. Entre os assuntos principais do Fórum estavam a escassez de água e as crises hídricas cada vez mais comuns hoje em todos os continentes.

Durante os sete dias do evento, mais de 100 mil pessoas foram registradas no Fórum. Em entrevista coletiva, o diretor-executivo do 8° Fórum, Ricardo Andrade, diz ter sido surpreendido com o número de pessoas registradas na edição atual. “É um número muito acima do que havíamos esperado. Imaginávamos ter ao final da semana, oito mil participantes e 32 mil visitantes”, comemora.

O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, afirmou que o crescimento do Fórum demonstra a importância dada pela sociedade ao tema. “Nós começamos em 1997 em Marrakesh, no Marrocos, com 400 participantes. Chegamos na Coréia do Sul em 2015 com 40 mil participantes, achando esse número muito satisfatório. Agora, estamos aqui com mais de 100 mil pessoas. Isso mostra que o tema da água está se tornando um assunto importante”, avalia.

O presidente do Conselho também chamou a atenção para o número de autoridades participantes. Ao todo, estiveram presentes mais de 350 líderes, entre Chefes de Estado, ministros e autoridades locais de vários países. “A classe política tem se atendado para discutir experiências nesse sentido, principalmente em assuntos como segurança hídrica, efeitos climáticos e o compartilhamento de metodologias de acesso à água”, afirma.

Do total de participantes, mais de 80 mil pessoas se registraram para a Vila Cidadã, espaço gratuito preparado principalmente para conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do uso racional da água. Além da Vila, o Fórum também contou com a presença de aproximadamente 11 mil participantes, sendo 3.500 pessoas vindas de outros países. Para receber esse grande número de pessoas, o Fórum montou uma estrutura de mais de 90 mil m², dividida entre o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Presente na coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg agradeceu aos mais de 600 voluntários que participaram do evento, responsáveis pelo atendimento e auxílio dos participantes estrangeiros. Rollemberg salientou que após o Fórum, Brasília não será a mesma. “A água passou a ser tema central para Brasília. Tenho certeza que daqui para frente, o tema da água será debatido em todos os projetos e empreendimentos que forem realizados na capital”, afirma o governador.

Leia mais

Projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural de Planaltina é aprovado pelo Conplan

  • Intervenções vão valorizar monumentos históricos, ampliar calçadas e priorizar pedestres no Setor Tradicional da...

Intervenções do Detran-DF alteram trânsito em Sobradinho durante o Festival ExpoMix

  • Mudanças ocorrem entre sexta (24) e domingo (26), nas proximidades do Estádio Augustinho Lima,...

Festival ExpoMix Brasil celebra 6ª edição em Sobradinho com grandes nomes da música nacional

  • Evento gratuito será realizado de 24 a 26 de outubro no estacionamento do Estádio...

GDF destina mais de R$ 11 milhões a projetos de infraestrutura no Setor Habitacional Mansões Sobradinho

  • Licitação lançada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê a elaboração de projetos que...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...