Júnia Bittencourt toma posse da nova gestão da UNICA-DF

Publicado em

Nova Diretoria da UNICA-DF tomou posse no dia 25 de outubro, em solenidade realizada na sede da entidade, no SIA

A nova diretoria da União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores do Distrito Federal (UNICA-DF) tomou posse no dia 25 de outubro, em uma solenidade realizada na nova sede da associação, localizada no SIA, próxima à Feira dos Importados. Na ocasião, a presidente Júnia Bittencourt, que assumiu agora seu quarto mandato, recebeu amigos e representantes de associações de moradores de todo o DF para celebrar a transição.

A UNICA-DF foi fundada em novembro de 2004 por 13 organizações de moradores do Distrito Federal, com o intuito de representar todos os condomínios horizontais e parcelamentos informais da capital. Segundo a presidenta Júnia Bittencourt, de lá para cá, muitas coisas mudaram. “Nós aprendemos muito nesses 15 anos sobre como fazer regularização. Em um primeiro momento, trabalhávamos com paixão e tínhamos um discurso meio abstrato. Hoje, nosso discurso é ‘pé no chão’, de realidade”, compartilhou.

Sobre os desafios futuros, a presidente destaca o relacionamento entre a organização e os moradores dos condomínios na qual representa. “O nosso grande desafio futuro é o convencimento, é dizer para o morador que, apesar de ele gastar, o melhor caminho é a regularização. Ele vai ter segurança jurídica de um imóvel escriturado e registrado em seu nome, vai poder dormir com a certeza de que realmente aquele imóvel é dele”, enfatizou Júnia.

A organização, que sempre atuou em prol da regularização fundiária em todas as regiões do Distrito Federal, recebeu elogios dos convidados presentes no coquetel de posse da nova diretoria. Para a Deputada Distrital e Vice-presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Thelma Rufino, o trabalho desempenhado pela UNICA foi essencial para os avanços da regularização no DF.

“A Júnia é única. Conheço o trabalha dela há muito tempo, não é de agora. Passam governos e ela tá aí trabalhando em prol da comunidade e do povo, a UNICA é uma entidade sem igual. A Júnia fala com paixão, trabalha com o coração, com a alma, para que cada um tenha a sua moradia garantida”, elogiou a deputada.

Para a presidente do Conselho do Condomínio Império dos Nobres, em Sobradinho, Terezinha Lima, o trabalho desempenhado pela gestora da UNICA-DF foi fundamental para os avanços no processo de regularização fundiária do DF. “A Júnia é quase sinônimo de regularização por todo o trabalho e esforço que ela teve e continua tendo. No caso do Império, já resolvemos metade do problema.Eu, por exemplo, já estou na fase do Habite-se, que é a regularização da edificação”, comentou.

Para o ex-presidente do Fórum de Regularização Fundiária e ex-assessor da Terracap, advogado Reginaldo Vaz de Almeida, a atuação da organização foi fundamental. “A UNICA é precursora de toda essa política de regularização fundiária que hoje é muito efetiva no Distrito Federal. Ela conseguiu unificar os representantes, as lideranças de bairros, associações, foi uma das instituições que mais foi efetiva e atuante. A Júnia é uma líder, ela cativa, tem conhecimento e respeito, essenciais para o diálogo com o Estado”, destacou.

O mandato da nova diretoria da UNICA-DF tem vigência até 2023.

Leia mais

Projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural de Planaltina é aprovado pelo Conplan

  • Intervenções vão valorizar monumentos históricos, ampliar calçadas e priorizar pedestres no Setor Tradicional da...

Intervenções do Detran-DF alteram trânsito em Sobradinho durante o Festival ExpoMix

  • Mudanças ocorrem entre sexta (24) e domingo (26), nas proximidades do Estádio Augustinho Lima,...

Festival ExpoMix Brasil celebra 6ª edição em Sobradinho com grandes nomes da música nacional

  • Evento gratuito será realizado de 24 a 26 de outubro no estacionamento do Estádio...

GDF destina mais de R$ 11 milhões a projetos de infraestrutura no Setor Habitacional Mansões Sobradinho

  • Licitação lançada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê a elaboração de projetos que...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...