Feira modelo de Sobradinho pede socorro

Publicado em

Lugar conhecido da cidade de Sobradinho, a Feira Modelo reúne hoje mais de 200 feirantes que vendem produtos de diversos segmentos, todos em um mesmo lugar. O local, que abriga feirantes novos e antigos, conta com histórias de vida e tem um pouquinho do DF em cada box de venda.

Apesar do tamanho e importância do local para o comércio, a Feira decepciona pelo estado de abandono do local e pelo desrespeito com os feirantes e com os consumidores que a visitam. Resultado de uma união de feirantes de várias partes de Sobradinho, a Feira Modelo é o lugar onde você encontra produtos de todos tipos: roupas, temperos, produtos eletrônicos, alimentos e ervas. A feira recebe, por dia, mais de cinco mil pessoas que vêm não só de Sobradinho, mas de toda região da saída norte do Distrito Federal.

A comerciante Maria de Fátima, vendedora de ervas e temperos, está na feira há mais de oito anos. De acordo com a vendedora, mesmo com o grande fluxo de pessoas, “é difícil concorrer com os comércios que vendem de tudo”. A feirante reclama da falta de fiscalização no local: “não sei se existe alguma regulamentação. Eu mesmo comecei a vender temperos para atrair mais a clientela, mas não está adiantando muito”, pontua. Apesar da concorrência, dona Maria garante que em termos de produtos medicinais, sua barraca é a melhor.

“Aqui eu tenho uma variedade de ervas medicinais grandes. Entre as mais vendidas a ‘Canela de Velho’ é a que mais sai. Ela serve para artrite, artrose, bursite, tendinite, dor na articulação, ela é boa para tudo”, conta em tom de entusiasmo. A Administração Regional de Sobradinho I afirmou em nota que o “recadastramento dos feirantes foi feito recentemente. Os feirantes em situação regular recebem o termo de uso e funcionamento, como estabelece a lei”.

Outros problemas da feira são relacionados à questão de infraestrutura. “Banheiros quebrados, falta de caixa eletrônico, iluminação ruim e principalmente a falta de segurança”, ataca Raimundo Ricardo, ex-presidente da Associação dos Feirantes local. De acordo com o comerciante, que vende roupas há mais de 20 anos, “falta cuidado e divulgação com a feira. Aqui hoje existem mais de 200 feirantes, e nenhum posto da polícia militar para garantir nossa segurança”.

Segundo a Administração regional, ocorreu, no último dia 21 de fevereiro, uma reunião no gabinete com a participação dos comandos das polícias civil e militar e da presidente da Associação dos Feirantes, Maria dos Remédios. Após a reunião, a Polícia Militar instalou “uma unidade móvel da PM no estacionamento da Feira, e de lá para cá já foram efetuadas duas prisões no local”. No dia da visita da reportagem, não foi identificado policiamento no local.

GALERIA DE IMAGENS

Leia mais

Projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural de Planaltina é aprovado pelo Conplan

  • Intervenções vão valorizar monumentos históricos, ampliar calçadas e priorizar pedestres no Setor Tradicional da...

Intervenções do Detran-DF alteram trânsito em Sobradinho durante o Festival ExpoMix

  • Mudanças ocorrem entre sexta (24) e domingo (26), nas proximidades do Estádio Augustinho Lima,...

Festival ExpoMix Brasil celebra 6ª edição em Sobradinho com grandes nomes da música nacional

  • Evento gratuito será realizado de 24 a 26 de outubro no estacionamento do Estádio...

GDF destina mais de R$ 11 milhões a projetos de infraestrutura no Setor Habitacional Mansões Sobradinho

  • Licitação lançada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê a elaboração de projetos que...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...