Projetos desenvolvidos em escolas locais transformaram o olhar de crianças e adolescentes sobre a própria história.
O Complexo Cultural de Planaltina foi palco, nesta terça-feira (7), do lançamento dos livros Em busca da Planaltina perdida e Tinha um caco no meio do caminho, que integram a coleção Patrimônio para Jovens. As obras nasceram de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto BRB e escolas da região, com o propósito de aproximar estudantes do rico legado histórico e cultural da cidade.
O evento contou com a presença de Érica Soares, representante da Diretoria de Educação Integral da SEEDF (Deint), e de Vinícius Prado, técnico em Ciências Sociais do Iphan e autor de um dos livros, além de professores e alunos das escolas envolvidas.
Para Érica Soares, o projeto reforça o sentimento de pertencimento entre os jovens de Planaltina, cidade que celebra 150 anos de história. “Desejo que vocês leiam o livro e se reconheçam nele. É importante perceber o quanto Planaltina é significativa para cada um de nós”, afirmou.
Autor de Em busca da Planaltina perdida, Vinícius Prado explicou que o livro é fruto de um processo colaborativo que envolveu dez instituições e cerca de 300 participantes, entre estudantes, professores e técnicos. “Mapeamos referências culturais, lugares, saberes e personalidades para construir uma narrativa lúdica, acessível e conectada à realidade das crianças e adolescentes”, destacou.
O professor de história Leônio Matos, do Centro Educacional Vale do Amanhecer, acompanhou as oficinas e as saídas de campo realizadas nas escolas. Ele conta que o entusiasmo dos alunos foi contagiante. “Eles redescobriram o passado da cidade e ainda identificaram novos pontos de interesse histórico e cultural. Foi um envolvimento surpreendente”, relatou.
Já Gustavo Bayz, representante da Unidade Regional de Educação Básica de Planaltina (UnieB), ressaltou o caráter participativo da iniciativa. “Todo o conteúdo foi produzido pelos alunos e professores. Nosso papel foi apoiar e orientar. Ver o interesse deles em conhecer e valorizar o patrimônio local foi inspirador”, disse.
Durante o lançamento, exemplares das obras foram sorteados entre os estudantes das quatro escolas participantes. As publicações também serão disponibilizadas nas bibliotecas da rede pública da região, ampliando o acesso à coleção Patrimônio para Jovens e estimulando a valorização da história e da identidade planaltinenses.
*Com informações da Secretaria de Educação