Empresas apresentam ações para incentivar o consumo responsável da água

Publicado em

Em uma época de mudanças climáticas no mundo e problemas hídricos graves no Brasil, líderes empresariais apresentaram ações para garantir a sustentabilidade, o consumo responsável da água, bem como

Na tarde desta segunda-feira (19), o painel da CEBDS realizou um encontro de CEOs e CEOOs no Fórum Mundial da Água para o lançamento da Carta Compromisso, um programa de ações para a segurança hídrica. Entre os participantes estavam a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Cervejaria Ambev, Heineken, Coca-Cola Brasil, Braskem e Ecolab.

Os participantes destacaram a importância da sustentabilidade nas ações das práticas produtivas em suas respectivas empresas e a contribuição do setor empresarial com boas práticas a partir de investimento e tecnologia na questão hídrica. “Nós estamos trabalhando, cada um no seu setor, com sua própria forma, mas juntos, procurando soluções para reduzir o desperdício do setor industrial e contribuir para um mundo mais sustentável, disse o gerente geral da Ecolab, Orson Ledezma.

“O Brasil detém 12{c8471783909fcd12dd544f6a26ba4aa9e4c4f98f6ad1b7498dec819c8282d253} da disponibilidade de água do mundo e isso precisa ser reconhecido”, relatou a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Marina Grossi. Em outro momento de fala da presidente, ela relembrou a fala do presidente honorário do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, pouco tempo antes em outro evento. “Para ter disponibilidade e compartilhamento da água, é preciso ter compromisso com a água e é isso que nós estamos fazendo aqui”, relatou Fauchon.

Ja a diretora de negócios da Braskem, Ana Carolina Viana ressaltou que não há como envolver uma cadeia inteira sem compromisso, envolvimento e tecnologia. “A estratégia e o posicionamento de longo prazo é essencial porque te dá a oportunidade de liderar os processos de inovação, reduzir custos e também fazer uma boa gestão de água”, disse Ana Carolina. A presidente da empresa de saneamento BRK Ambiental, Tereza Vernaglia, concordou com a diretora da Braskem e acrescentou que “não faz sentido falar de acesso à água enquanto milhões de esgoto bruto são enviados aos nossos mananciais”.

Henrique Braun, CEO da Coca-Cola, uma das líderes no assunto, disse que a empresa está completamente comprometida com a sustentabilidade e a economia de água. “Hoje nós retornamos para o meio ambiente mais que o dobro do que consumimos em nossas produções. Além disso, Henrique falou que nunca tinha visto uma iniciativa do governo tão aberta e franca como está sendo com os projetos de segurança hídrica.

Ao final das declarações os participante puderam fazer perguntas aos líderes, que responderam todas de forma transparente e informativa. Ao término só sobraram aplausos para o evento.

#consumo #água #FórumMundialdaÁgua #crisehídrica

Leia mais

Projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural de Planaltina é aprovado pelo Conplan

  • Intervenções vão valorizar monumentos históricos, ampliar calçadas e priorizar pedestres no Setor Tradicional da...

Intervenções do Detran-DF alteram trânsito em Sobradinho durante o Festival ExpoMix

  • Mudanças ocorrem entre sexta (24) e domingo (26), nas proximidades do Estádio Augustinho Lima,...

Festival ExpoMix Brasil celebra 6ª edição em Sobradinho com grandes nomes da música nacional

  • Evento gratuito será realizado de 24 a 26 de outubro no estacionamento do Estádio...

GDF destina mais de R$ 11 milhões a projetos de infraestrutura no Setor Habitacional Mansões Sobradinho

  • Licitação lançada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê a elaboração de projetos que...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...