O encontro aconteceu na quinta-feira (20) e contou com a participação de ambientalistas, gestores públicos, órgãos governamentais e empresa privada
Na quinta-feira (20), aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sessão ordinária para debater a criação e recategorização de unidades de conservação no Ribeirão Sobradinho. A iniciativa partiu do deputado João Cardoso (Avante) e contou com a participação do CEO da Cidade Urbitá, Ricardo Birmann, do deputado distrital Ricardo Vale, do administrador de Sobradinho 2, Diego Rodrigues, do chefe de gabinete da administração de Sobradinho 1, Vanderlei Dias, do presidente do IBRAM, Roney Nemer, entre outros.
O intuito foi promover diálogo com a população, entidades e organizações na proposição de melhorias que possam contribuir para a recuperação do Ribeirão Sobradinho, um dos recursos hídricos mais importantes da Saída Norte do Distrito Federal. Durante a sessão ordinária, o deputado João Cardoso afirmou que essa é uma discussão que não vai parar por aqui, pois, segundo ele, a questão ambiental é muito delicada e precisa de muito estudo.
Já Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), informou que uma das alternativas para a recuperação ambiental do Ribeirão está na criação de uma unidade de conservação ao longo de seu leito, medida essa que já está em estudo, “nós criamos um grupo de trabalho para que, quanto mais colaboração tenha e quanto melhor ficar essa unidade de conservação, melhor será para todos”, destacou.
Ricardo Birmann, CEO do projeto Cidade Urbitá, novo bairro a ser construído próximo ao Ribeirão, afirmou ser impossível falar de desenvolvimento urbano de longo prazo sem falar de sustentabilidade, e assumiu publicamente o compromisso para a recuperação do córrego. “Ao longo de 15 anos, continuamos resilientes na aprovação de nossas licenças ambientais sem colocar nenhum tijolo e sem cortar nenhuma árvore até conseguir todas as autorizações ambientais. E quando iniciarmos a construção do novo bairro, além de reservar 15% do terreno para áreas públicas, como a lei exige, reservaremos quase 11 hectares a mais para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), com o objetivo de iniciar a constituição de um grande mosaico de proteção do Ribeirão”, se comprometeu Birmann.
O Ribeirão Sobradinho
O Ribeirão Sobradinho é um importante curso d’água localizado no Distrito Federal, na região administrativa de Sobradinho. O Ribeirão tem sua nascente na Serra da Contagem, no município de Padre Bernardo, em Goiás, e percorre uma extensão de cerca de 45 km até desaguar no Lago Paranoá, em Brasília.
Ao longo do seu curso, o Ribeirão Sobradinho atravessa áreas urbanas e rurais, além de importantes unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e o Parque Nacional de Brasília. A bacia hidrográfica do Ribeirão abrange uma área de aproximadamente 528 km².