Animal foi encontrado sem ferimentos e devolvido à natureza na Estação Ecológica Águas Emendadas.
Um lobo-guará foi resgatado na manhã desta terça-feira (14) por brigadistas florestais do Instituto Brasília Ambiental, após ficar preso em um tanque de água em uma propriedade rural de Planaltina. O chamado veio da gerência da Fazenda Toca da Raposa, localizada próxima à Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), onde a equipe se encontrava em serviço.
Os brigadistas se deslocaram até o local com equipamentos adequados para o resgate de mamíferos, como gaiola, cordas, cambão e itens de proteção individual. Segundo o chefe de esquadrão Elionaldo Rabelo, o animal aparentava cansaço, mas estava ileso. “O lobo escorregava na lona do tanque, o que acabou facilitando a contenção. Felizmente, não havia nenhum ferimento ou sangramento”, explicou.
Após a captura segura, o lobo-guará foi solto em área preservada dentro da Estação Ecológica Águas Emendadas. Toda a operação — da mobilização à devolução do animal ao habitat natural — durou cerca de 40 minutos.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou que o treinamento das equipes vai além do combate a incêndios. “Durante o processo seletivo da Brigada Florestal de 2025, os candidatos receberam capacitação para o manejo de fauna, além do preparo para prevenção e controle do fogo”, afirmou.
A atuação das brigadas florestais também inclui ações preventivas nos períodos de chuva, manutenção de trilhas e aceiros nas unidades de conservação, apoio a parques ecológicos e salvamento de animais silvestres.