Alunos do CED 3 de Sobradinho levam Estação Ecológica de Águas Emendadas ao Circuito de Ciências do DF

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Iniciativa do CED 3 valoriza a Estação Ecológica de Águas Emendadas e incentiva a preservação ambiental entre jovens.

Projeto sobre a Estação Ecológica de Águas Emendadas vai representar o CED 3 de Sobradinho do 14º Circuito de Ciências do Distrito Federal | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), um dos patrimônios naturais mais importantes do Distrito Federal, inspirou o projeto “Águas Para Emendar Vidas. Águas Emendadas: A Nascente que Une Milhões de Brasileiros Precisa Ser Protegida”. Desenvolvida por alunos do Centro Educacional (CED) 3 de Sobradinho, sob a orientação da professora Celeni Miranda, a iniciativa foi selecionada para representar a escola na etapa distrital do 14º Circuito de Ciências do Distrito Federal, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, na Esplanada dos Ministérios.

A proposta nasceu de um trabalho sobre o tema “Água”, promovido pela Secretaria de Educação (SEEDF). Ao levar os estudantes para conhecer a Esecae, a professora percebeu o impacto transformador da vivência em campo.

“Ninguém conhecia a Estação Ecológica. Quando fizemos a visita, os alunos ficaram encantados. O contato direto com a natureza despertou o interesse pela ciência, pela pesquisa e, principalmente, pela preservação ambiental”, contou Celeni, doutora em Ciências Ambientais.

Durante a visita técnica, autorizada pelo Instituto Brasília Ambiental, os estudantes participaram de trilhas interpretativas, palestras e atividades de observação da fauna e flora do Cerrado. Também discutiram ameaças à região, como o avanço do monocultivo, o uso de agrotóxicos e a expansão urbana irregular.

De volta à escola, a turma produziu maquetes, banners e materiais explicativos sobre o fenômeno natural que torna a Esecae única no país — o encontro das águas que seguem para duas grandes bacias hidrográficas, Tocantins e São Francisco.

“A Esecae é um patrimônio natural de valor incalculável. Ela abastece mais de 300 mil pessoas e representa o berço das águas do Cerrado. Preservá-la é preservar a vida”, destacou a professora.

Além de vencer a etapa regional do Circuito de Ciências, o projeto foi indicado ao Prêmio Paulo Freire de Educação, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. Para a professora Celeni, o maior prêmio é a transformação dos alunos:

“Eles compreenderam que a água é um bem finito e que o Cerrado é essencial para a sobrevivência de todos nós. É essa consciência que queremos multiplicar.”

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