Jovens do DF são premiados em cerimônia que reuniu mais de 680 estudantes no Rio de Janeiro para a entrega das medalhas.
Cinco estudantes da rede pública do Distrito Federal foram premiados com medalha de ouro na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a maior competição científica do país. A cerimônia de premiação nacional ocorreu nesta segunda-feira (30/6), no Rio de Janeiro, com a presença de autoridades e representantes da comunidade acadêmica.
Ao todo, 683 medalhistas de ouro de todos os estados e do DF participaram do evento. Eles foram homenageados em uma programação especial, que incluiu jantar de recepção, sorteio de brindes, salão de jogos e uma palestra com o cientista Lucas Nissenbaum, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Entre os destaques da delegação brasiliense está Emanuel de Melo Nogueira, aluno da 1ª série do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, que se juntou aos demais colegas premiados para representar com orgulho a capital federal. A conquista de Emanuel é motivo de celebração para a comunidade escolar de Sobradinho, que vê na premiação o reconhecimento ao esforço dos estudantes e professores.
Outro medalhista, Miguel Francisco Caputo Almeida, de 13 anos, do CEF Polivalente da Asa Sul, comemorou sua vitória com entusiasmo. “É uma experiência única que a matemática pode nos proporcionar. Mesmo sendo vista como um ‘bicho de sete cabeças’, a disciplina é muito importante e vale a pena. Estou muito feliz pelo meu desempenho”, afirmou o estudante do 8º ano.
A diretora do CEF Polivalente, Áurea Satomi Sone, esteve presente na cerimônia e ressaltou o valor simbólico da conquista para toda a comunidade escolar. “Recebi com muita alegria o convite do Miguel para participar da premiação; me sinto honrada e emocionada em celebrar com ele este momento tão especial”, declarou.
Realizada anualmente pelo Impa, com apoio do Ministério da Educação e do CNPq, a Obmep alcança mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os medalhistas nacionais podem integrar o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa mensal de R$ 300 para alunos de escolas públicas.
Segundo Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, a Obmep cumpre há duas décadas um papel decisivo na valorização do ensino de matemática. “A olimpíada ajuda a identificar talentos e incentivar o gosto pelo aprendizado em todo o Brasil. No Impa Tech, nossa graduação, 80% das vagas são reservadas a medalhistas de olimpíadas do conhecimento”, explicou.
Além das medalhas de ouro, a edição deste ano distribuiu 1.962 medalhas de prata, 5.851 de bronze e mais de 51 mil menções honrosas.
Medalhistas de ouro do DF na Obmep 2024:
• Emanuel de Melo Nogueira – CEM 01 de Sobradinho – 1ª série
• Felipe Gabriel Moura Magalhães – CEF 201 de Santa Maria – 9º ano
• Pedro Vitor Fernandes Soares – CEF 201 de Santa Maria – 8º ano
• Pedro Emanuel de Oliveira Braga – CEF 01 do Guará – 8º ano
• Miguel Francisco Caputo Almeida – CEF Polivalente – 8º ano
*Matéria produzida com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)