Rede pública do DF abre inscrições para novos alunos a partir desta quarta (1º)

Publicado em

Cadastro para o ano letivo de 2026 pode ser feito gratuitamente até 31 de outubro pelo site da SEEDF ou pelo telefone 156.

A inscrição para matrícula em 2026 é gratuita e vale para a educação infantil, o ensino fundamental e o médio | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

As inscrições para novos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal começam nesta quarta-feira (1º/10) e seguem até 31 de outubro. O processo é gratuito e pode ser feito no site da Secretaria de Educação (SEEDF) ou pelo telefone 156, opção 2.

O cadastro vale para todas as etapas da educação básica — infantil, fundamental e médio — e é necessário tanto para quem ingressa pela primeira vez na rede pública quanto para alunos vindos de outras instituições.

Além disso, entre 1º e 31 de outubro ocorre a renovação automática das matrículas para os estudantes que já fazem parte da rede. Já os pedidos de remanejamento devem ser feitos presencialmente na secretaria da escola, entre 15 e 31 de outubro.

Não é possível solicitar remanejamento para unidades que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes, como os Centros de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional e Técnica (Cemis) e as Escolas Técnicas. Nesses casos, os editais específicos serão divulgados em janeiro.

Após o encerramento do período de inscrições, a SEEDF realizará o sorteio eletrônico das vagas, respeitando a proximidade da residência ou do local de trabalho dos responsáveis em relação à escola

 

Orientação às famílias

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira, orienta os responsáveis a acompanhar todas as etapas do processo. “É fundamental que as famílias fiquem atentas ao calendário, façam a inscrição no prazo e compareçam à escola no momento da matrícula para garantir a vaga dos estudantes em 2026”, reforçou.

Sorteio e resultado

Após o término das inscrições, a SEEDF realizará um sorteio eletrônico das vagas, considerando a proximidade da residência ou do local de trabalho dos responsáveis em relação à escola escolhida.

O resultado da telematrícula e dos pedidos de remanejamento será divulgado em 30 de dezembro, no site da Secretaria e também pelo telefone 156.

Entre 5 e 9 de janeiro de 2026, as famílias contempladas deverão confirmar a matrícula presencialmente na escola indicada, apresentando os documentos exigidos. Quem perder o prazo terá a vaga cancelada, e as remanescentes serão preenchidas em chamada pública, ainda em janeiro.

Com informações da SEEDF*

Leia mais

Circula Cultura encerra temporada com três dias de festa em Sobradinho II

  • Evento gratuito será realizado de quinta (9) a sábado (11), ao lado da administração...

Estudantes de Planaltina lançam livros inspirados no patrimônio histórico e cultural da cidade

  • Projetos desenvolvidos em escolas locais transformaram o olhar de crianças e adolescentes sobre a...

Cármen Lúcia fala a estudantes de Planaltina sobre o poder transformador do voto

  • Presidente do TSE destacou a importância da participação cidadã e do voto consciente em...

Vigilância Sanitária apreende mais de 500 litros de bebidas irregulares em Sobradinho

  • Operação integrada com DF Legal e PMDF resultou em sete autuações; ações semelhantes seguem...

Mais notícias

Estudantes de Planaltina lançam livros inspirados no patrimônio histórico e cultural da cidade

  • Projetos desenvolvidos em escolas locais transformaram o olhar de crianças e adolescentes sobre a...

Cármen Lúcia fala a estudantes de Planaltina sobre o poder transformador do voto

  • Presidente do TSE destacou a importância da participação cidadã e do voto consciente em...

Merendeiras de Sobradinho avançam à semifinal do concurso Sabor de Escola

  • Seleção realizada no CEM 04 escolheu Silvana Rocha e Maria Helena de Oliveira para...