Equipes do GDF vão percorrer oito pontos da cidade com oferta de serviços de saúde, assistência social, educação e vagas em abrigos.
Sobradinho recebe nesta quinta (21) e sexta-feira (22) uma ação integrada de acolhimento a pessoas em situação de rua. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) vai percorrer oito locais da região com atendimentos em saúde, educação, assistência social e programas de reinserção social.
Coordenada pela Casa Civil, a ação reúne diversas secretarias e órgãos, como Sedes, SES, SEEDF, Sedet, SSP, DF Legal e Sejus, além da participação do SLU, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Entre os serviços oferecidos estão orientação em saúde, apoio educacional, qualificação profissional, cadastro para moradia, atendimento a animais domésticos e auxílio excepcional de R$ 600 para pessoas sem condições de pagar aluguel. Também serão disponibilizadas vagas em abrigos e benefícios como deslocamento interestadual.
Após os atendimentos, a DF Legal fará o desmonte das estruturas improvisadas e o transporte dos pertences para locais regulares indicados pelos ocupantes. Caso não haja definição, os objetos serão encaminhados para o depósito do órgão, no SIA, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custos.
Durante a semana, equipes já realizaram abordagens sociais e mapeamento das demandas para garantir maior efetividade na ação.
Locais da ação em Sobradinho:
- Quadra Central, ao lado da Caixa Econômica Federal
- Canteiro central, em frente ao Sobradinho Shopping
- Espaço Cultural de Sobradinho
- Quadra 4, muro ao lado do Caps
- Quadra 4, muro ao lado da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes
- Atrás do Atacadão Droga Center
- Quadra Central, antigo Procon, próximo à Administração Regional
- Quadra 2, Ginásio de Esportes