Entre 29 de agosto e 7 de setembro, feira agropecuária reúne leilões, torneios, cursos, feira gastronômica, rodeio e 27 atrações musicais com entrada gratuita.
A 33ª edição da Expoabra já começou a tomar forma no Parque de Exposições da Granja do Torto (PGT). Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Distrito Federal, o evento será realizado de 29 de agosto a 7 de setembro, com entrada gratuita e expectativa de atrair cerca de 70 mil visitantes.
A montagem da estrutura e a chegada dos primeiros animais já estão em andamento. De acordo com o diretor-executivo do PGT, Luciano Mendes, essa preparação antecipada garante o bem-estar dos animais e a qualidade das apresentações. Ao todo, mais de 600 exemplares de diferentes estados do país participarão das atividades, incluindo 60 vacas leiteiras no concurso de produção de leite.
Economia e fortalecimento do agro
Mais que um evento cultural, a Expoabra é reconhecida como vitrine para a agricultura e pecuária do DF e de toda a região Centro-Oeste. Estão previstos julgamentos, provas equestres, torneios leiteiros e leilões com animais de elite. Em 2024, o volume de negócios movimentados chegou a R$ 9 milhões, e a expectativa para este ano é superar esse número.
Segundo o secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno, o evento representa uma oportunidade de mostrar os avanços do setor. “A Expoabra fomenta a economia rural, gera emprego e aproxima a população do agro. Esperamos um número recorde de animais neste ano, o que fortalece ainda mais nossa produção”, afirmou.
Programação especial durante a semana
Para estimular a visitação de segunda a sexta-feira, a feira contará com happy hour ao final da tarde, com shows de artistas sertanejos locais. No total, serão 27 atrações musicais, além dos grandes shows nacionais programados para os dias 4, 5 e 6 de setembro.
Outro destaque é o rodeio, com capacidade para cinco mil pessoas, que abrirá o primeiro fim de semana, nos dias 29, 30 e 31 de agosto.
Cursos, capacitações e experiências
A Expoabra também terá programação técnica, com cursos, palestras e seminários voltados à agricultura familiar e à agroindústria, organizados em parceria com instituições de ensino. Estudantes das redes pública e privada poderão agendar visitas guiadas.
Um dos destaques será a maquete em tamanho real de uma agroindústria, iniciativa da Emater-DF, que pretende mostrar como o produtor pode se formalizar, agregar valor e ampliar mercados.
Cultura e gastronomia
O público poderá conferir exposições de orquídeas raras, feira de cachaças e cervejas artesanais – incluindo o lançamento da edição especial da Cerveja Expoabra – além de vinhos, queijos e outros produtos da agroindústria local.
“Quem visitar o espaço terá a oportunidade de conhecer e adquirir produtos produzidos aqui no DF e na região”, reforça Luciano Mendes.
A Expoabra 2025 é realizada com apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Agricultura, Governo e Educação, além da Emater.