Com atividades adaptadas, Escola Vivencial de Trânsito recebe estudantes do Ceal e reforça a importância da segurança viária para todos os públicos.
Nesta quarta-feira (13), a Escola Vivencial de Trânsito do Distrito Federal, conhecida como Transitolândia e coordenada pela Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), recebeu 119 estudantes do Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavone (Ceal), no Plano Piloto. As visitas, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, reuniram crianças surdas oralizadas que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Para garantir a plena compreensão das mensagens, a equipe da Transitolândia adaptou a comunicação, mantendo contato visual, utilizando linguagem clara e pausada e ajustando as dinâmicas às necessidades do grupo. A programação incluiu a peça teatral Guardiões da Faixa, um passeio pela cidade vivencial e a entrega de um kit lanche composto por bebida, salgado assado, barra de castanha e fruta.
De acordo com o gerente da Transitolândia, Afonso Dutra, a preparação para atender públicos diversos é uma prioridade. “Nossa equipe e o grupo de teatro sempre adaptam atividades e comunicação para tornar a experiência inclusiva e significativa”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso do espaço em promover educação para o trânsito de forma lúdica e acessível. Ao longo do ano, a Transitolândia recebe escolas, instituições e comunidades de diferentes perfis, levando informação e conscientização para crianças e jovens de todo o Distrito Federal.