Intervenção do GDF Presente e da administração regional reduziu a circunferência do balão e liberou nova faixa de circulação; obras também ampliam estacionamento da Escola Cívico Militar.
A circulação de veículos na área próxima à rodoviária de Sobradinho ficou mais fluida após a redução da rotatória localizada em frente ao terminal. A intervenção, realizada pela Administração Regional e pelo programa GDF Presente, incluiu a pavimentação de um trecho de 120 m², permitindo a liberação de uma nova faixa no sentido BR-020 e melhorando o deslocamento de quem trafega pela região.
“Diminuímos a circunferência do balão para criar condições técnicas de liberar uma faixa sentido BR-020. Esse alargamento vai trazer mais fluidez nos horários de pico, especialmente pela manhã e à noite”, explicou o administrador regional, Paulo Izidoro. A próxima etapa será a instalação de meios-fios e a execução da sinalização vertical e horizontal pelo Detran-DF.
O coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos mais de 70 mil moradores da cidade. “Com a mudança na rotatória, ganhamos meia faixa para quem precisa passar reto pela rodoviária em direção à BR-020, enquanto a pista lateral fica com a direita livre”, afirmou.
Além da alteração viária, as equipes atuam simultaneamente na pavimentação e ampliação do estacionamento de nove escolas da região, com apoio de 28 reeducandos da Funap e participação da Novacap e do DER-DF.
Entre as unidades beneficiadas está a Escola Cívico Militar, que terá um novo fluxo para ônibus escolares. “Criamos um mecanismo em que o veículo entra, desembarca os alunos e sai sem precisar manobrar. Isso melhora a segurança e a fluidez na porta das escolas, especialmente na volta às aulas”, destacou Izidoro.
A supervisora da unidade, Constança Velloso, reforça o impacto positivo da obra: “Antes, os ônibus precisavam deixar os estudantes na via pública por falta de espaço, o que já causou colisões entre veículos de pais e responsáveis. Agora, há mais segurança e conforto para alunos, servidores e fornecedores”.