Saúde amplia público-alvo da vacina contra meningite

Publicado em

“A ampliação é temporária e já foi feita no ano passado”, explica a enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de vacinação da Secretaria de Saúde (SES)

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Meninos e meninas entre 11 e 14 anos já podem se vacinar contra a meningite. Conforme o calendário de vacinação, o imunizante é ofertado apenas às crianças de 11 e 12 anos, porém, até junho, a aplicação será estendida para o público de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“A ampliação é temporária e já foi feita no ano passado”, explica a enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de vacinação da Secretaria de Saúde (SES). Ela reforça a segurança do imunizante e o fato de que, no DF, menos da metade dos meninos e meninas entre 11 e 14 anos recebeu a meningocócica ACWY.

A médica neurologista Adriana Ferreira Barros Areal, referência técnica distrital (RTD) em neurologia da SES, alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia: “Cada vez que há uma redução na cobertura vacinal, aumenta a quantidade de pessoas suscetíveis, o que facilita o surgimento de surtos”.

A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, o que pode deixar sequelas e causar até óbito. Em caso de contaminação, a pessoa apresenta rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, febre e vômito. Nos casos piores, há alterações neurológicas.

Vacinação no DF

A rede pública de saúde do Distrito Federal está abastecida com mais de 6 mil doses da meningocócica ACWY, um imunizante capaz de proteger contra quatro tipos de sorogrupos da doença.

De segunda a sexta-feira, esse medicamento está disponível nas salas de vacinação de rotina de mais de 100 unidades da SES. Aos sábados, também são ofertados os imunizantes. A SES lembra que é possível receber a meningocócica ACWY junto a outra vacina em um mesmo dia, e que o imunizante também deve ser aplicado mesmo se a criança tiver recebido a meningocócica C anteriormente.

Para bebês

O calendário de vacinação prevê para crianças a aplicação da meningocócica C em doses, aos três e aos cinco meses de idade. Um reforço também é aplicado aos 12 meses – a imunização é fundamental, pois casos de meningite na infância podem deixar sequelas. Se a criança não tiver sido vacinada na idade indicada, há ainda a possibilidade de receber uma dose única até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. O imunizante também pode ser encontrado nas salas de vacinação de rotina do DF.

*Com informações da Agência Brasília

Leia mais

IBRAM autoriza monitoramento de animais para início das obras de drenagem pluvial do Império dos Nobres

  • O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) publicou a autorização para que a Urbanizadora Paranoazinho (UP),...

Condomínios Bem-Estar e Mansões Sobradinho II têm decretos de regularização renovados

  • Foram republicados os decretos que concedem aprovação aos planos de regularização dos condomínios Residencial...

Justiça nega ação de usucapião de condomínio irregular em Sobradinho e o condena a pagar mais de 60 mil reais em honorários

  • Na sentença, a juíza Luciana Pessoa Ramos negou o pedido do Vivendas Campestre por...

Rede pública de saúde tem ações voltadas a boas práticas na gravidez

  • No Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto, conheça os cuidados necessários durante...

Mais notícias

Área de lazer e esporte do Parque Sul é entregue a Águas Claras

  • Estrutura atenderá crianças, jovens e idosos com pista de patinação de alta velocidade com...

Dia Nacional da Saúde terá vacinação e serviços gratuitos à população

  • No próximo sábado (5), a partir das 9h, haverá atividades diversas, como yoga e...

Editais reduzem espera para cirurgias de oftalmologia, varizes e tireoide

  • Secretaria de Saúde abre contratação para 3,6 mil cirurgias na rede complementar A Secretaria de...