Uma pessoa morre de fome no mundo a cada quatro segundos, denunciam ONGs

Publicado em

“Não se trata de um país ou de um continente. E a fome nunca tem apenas uma causa. Trata-se da injustiça de toda a humanidade”, acrescentou Ali Eljabaly

 

Uma pessoa morre de fome no mundo a cada quatro segundos atualmente, denunciaram, nesta terça-feira (20), mais de 200 ONGs, que pedem aos governantes de todo o planeta reunidos em Nova York para a Assembleia Geral da ONU que atuem “para deter a crise mundial da fome”.

“As organizações procedentes de 75 países assinaram uma carta aberta para expressar indignação com a explosão do número de pessoas que sofrem com a fome, e para fazer recomendações”, afirmam as 238 ONGs em um comunicado, no qual destacam que “345 milhões de pessoas sofrem de fome aguda, um número que mais que dobrou desde 2019”.

A carta aberta foi publicada no dia do início da reunião da Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde muitos líderes políticos, mas também representantes da sociedade civil, permanecerão por uma semana para aquele que é considerada o encontro diplomático mais importante do mundo.

“É inadmissível que, com toda a tecnologia agrícola disponível atualmente, ainda estejamos falando de fome no século XXI”, declarou Mohanna Ahmed Ali Eljabaly, da ONG Yemen Family Care Association, uma das signatárias da carta.

“Não se trata de um país ou de um continente. E a fome nunca tem apenas uma causa. Trata-se da injustiça de toda a humanidade”, acrescentou.

Os signatários da carta explicaram o método de cálculo: estão baseados nos números divulgados pelo relatório mundial sobre a crise alimentar do início de setembro, que registra o número de pessoas que passam fome no mundo de acordo com as diferentes categorias da Classificação Integrada das Fases da Segurança Alimentar (CIF).

O relatório cita 166,02 milhões de pessoas na categoria CIF 3 (crise aguda), 38,6 milhões na CIF 4 (emergência) e 481.500 na CIF 5 (fome). Se forem aplicadas taxas de mortalidade específicas por categoria, as organizações atingem uma faixa de 7.745,7 a 19.701,7 mortes por fome ao dia, ou seja, uma morte a cada 4,25 a 12 segundos.

© Agence France-Presse

Leia mais

IBRAM autoriza monitoramento de animais para início das obras de drenagem pluvial do Império dos Nobres

  • O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) publicou a autorização para que a Urbanizadora Paranoazinho (UP),...

Condomínios Bem-Estar e Mansões Sobradinho II têm decretos de regularização renovados

  • Foram republicados os decretos que concedem aprovação aos planos de regularização dos condomínios Residencial...

Justiça nega ação de usucapião de condomínio irregular em Sobradinho e o condena a pagar mais de 60 mil reais em honorários

  • Na sentença, a juíza Luciana Pessoa Ramos negou o pedido do Vivendas Campestre por...

Rede pública de saúde tem ações voltadas a boas práticas na gravidez

  • No Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto, conheça os cuidados necessários durante...

Mais notícias

Convocados aposentados e pensionistas para a prova de vida de agosto

  • Mais de 8 mil beneficiários aniversariantes de janeiro a julho têm pendências com o...

Abertas inscrições para a seleção de 500 estagiários de direito

  • A Defensoria Pública do DF disponibiliza 400 vagas para ensino superior e outras 100...

Fiscalização flagra 136 motoristas alcoolizados no fim de semana

  • As operações do Detran-DF ocorreram em seis cidades, com 418 condutores abordados Entre a noite...