Novo Código de Obras é assinado pelo governador

Publicado em

O Novo Código de Obras e Edificações do Distrito Federal (COE), sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg na manhã desta quinta-feira, 26, vai alterar a fiscalização e a concessão de Habite-se. O processo historicamente lento e alvo constante de críticas do setor produtivo deve focar apenas em parâmetros urbanísticos.

Na cerimônia, realizada no auditório do Sinduscom-DF, estiveram presentes além do governador, o Presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, O secretário de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) Thiago Andrade, além de alguns deputados distritais na plateia. Representando o empresariado, estavam o presidente da FIBRA, Jamal Bittar, e Luiz Carlos Botelho, do Sinduscon.

Segundo Rollemberg, ainda existem algumas divergências com a proposta discutida na Câmara. “Nós teremos pequenos vetos no projeto, especialmente aqueles que retiram o poder de fiscalização do Estado”.

O secretário Thiago de Andrade reafirmou os vetos a serem feitos. “Há alguns vetos que passaram pela análise da consultoria jurídica na questão da fiscalização. Houve algumas questões de procedimentos e encaminhamentos que de fato não obedeceram às questões de constitucionalidade, questões jurídicas de interesse público e assim por diante”. Um dos pontos polêmicos é as supostas vantagens que templos e entidades religiosas teriam com a regulamentação do novo código. De acordo com o secretário, esses pontos serão retirados do novo código.

Com o novo código, a expectativa do governo é de que o tempo de análise dos projetos caia em média, 60{b97f642f4f471d50c81115d3f1d0759a1b4dbb4ae3bbee76f15c95a95af72c34}. “ Com o novo código, projetos que demoravam de 6 meses a um ano para serem avaliados sejam agora aprovados em no máximo 4 meses. E projetos mais simples, como de casas e pequenas edificações sejam aprovados em até 45 dias”, pontua.

Outro ponto importante do novo código é a simplificação do processo de emissão de habite-se para imóveis recém regularizados. Thiago afirma que com o novo COE, agora temos um rito de aprovação da edificação muito mais simples. Já que a regularização reconheceu a figura da ocupação original do lote, a casa também tem que ser reconhecida para obtenção do habite-se de maneira simples e rápida”.

Leia mais

Projeto de reforma do Percurso Turístico Cultural de Planaltina é aprovado pelo Conplan

  • Intervenções vão valorizar monumentos históricos, ampliar calçadas e priorizar pedestres no Setor Tradicional da...

Intervenções do Detran-DF alteram trânsito em Sobradinho durante o Festival ExpoMix

  • Mudanças ocorrem entre sexta (24) e domingo (26), nas proximidades do Estádio Augustinho Lima,...

Festival ExpoMix Brasil celebra 6ª edição em Sobradinho com grandes nomes da música nacional

  • Evento gratuito será realizado de 24 a 26 de outubro no estacionamento do Estádio...

GDF destina mais de R$ 11 milhões a projetos de infraestrutura no Setor Habitacional Mansões Sobradinho

  • Licitação lançada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê a elaboração de projetos que...

Mais notícias

TJDFT rejeita ação de usucapião movida pelo Condomínio Meus Sonhos em Sobradinho

  • Processo do condomínio localizado no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho, é negado em segunda...

Moradores têm até domingo (31) para participar do livro sobre Sobradinho

  • O período para envio de relatos e fotos termina neste domingo (31); material vai...

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...