Mais três condomínios de Sobradinho são aprovados para regularização

Publicado em

Ao todo, 30 condomínios de Sobradinho já foram aprovados pelo Conplan, sendo 11 em em regime de trabalho home office

Os condomínios Chácara São José, Residencial Marina e o Vivendas Alvorada, localizados em Sobradinho II, foram aprovados pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan-DF) na manhã desta quinta-feira (08), e avançam mais uma etapa em seus processos de regularização.

De responsabilidade da Urbanizadora Paranoazinho, proprietária dos terrenos onde estão inseridos os parcelamentos, os três condomínios foram aprovados conjuntamente por unanimidade, com 33 votos favoráveis. Com a decisão, os projetos serão encaminhados para decreto de regularização, a ser publicado no Diário Oficial pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Os três condomínios totalizam cerca de 264 lotes, divididos entre áreas comerciais e residenciais. Com a regularização, aproximadamente 900 moradores serão beneficiados, tendo o direito à escritura dos seus lotes.

De acordo com Renata Florentino, representante da Codeplan e relatora de um dos processos, “O condomínio se mostrou adequado à estratégia do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), além de atender a todos os requisitos ambientais exigidos para aprovação do Conselho”.

A conselheira Sandra Marinho, membro da Codhab no Conplan, também relatora, destacou que os projetos urbanísticos dos parcelamentos “representam um modelo robusto, adequado e completo para fortalecer a regularização fundiária da região”. De acordo com a conselheira, o andamento dos projetos representa uma “forma de promoção do ordenamento territorial da localidade”.

Além dos parcelamentos aprovados durante a reunião, outros seis condomínios foram distribuídos para relatoria dos conselheiros (Condomínio Halley, Novo Horizonte, Chácara São Jorge, Chácara Paraíso, Residencial Sobradinho e Serra Dourada). Cerca de mil pessoas poderão adquirir suas escrituras com a regularização desses parcelamentos.

Reunião virtual entre conselheiros do Conplan e representantes da Urbanizadora Paranoazinho

Onze condomínios foram aprovados entre 2020 e 2021

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, as atividades do Conplan têm ocorrido de maneira remota. Com as três aprovações deste quinta-feira, a Urbanizadora totalizou onze condomínios aprovados pelo Conselho no período de um ano.

Os primeiros parcelamentos foram aprovados em junho de 2020. Vivendas Beija-Flor, Vila Rica e o Residencial Serra Dourada II tiveram o aval do Conselho para receberem o Decreto de Regularização, emitido pelo Governo do DF.

Além deles, mais três condomínios da Fazenda Paranoazinho percorreram o mesmo caminho de aprovação: Sol Nascente, Caravelo e Residencial Planalto. Ao todo, os seis parcelamentos reúnem um total de 472 lotes comerciais e residenciais, com uma população média de 1600 pessoas.

Todos os seis condomínios, aprovados em 2020, já receberam o Decreto de Regularização, que é o aval do Poder Executivo local para que a empresa encaminhe os parcelamentos para registro em cartório, última fase antes da entrega das escrituras de cada lote.

No mês de março deste ano, os condomínios Jardim Vitória e Mansões Sobradinho II também passaram pelo Conselho e atualmente aguardam emissão do Decreto de Regularização pelo GDF.

De acordo com Birmann, o objetivo é fazer de 2021 um ano histórico para a regularização fundiária. “Nossos esforços em dar celeridade aos processos tem a ver com a necessidade de garantir aos moradores a segurança jurídica sobre o seu maior patrimônio, o lar. Portanto, continuaremos a trabalhar para que todos tenham acesso a suas escrituras, principalmente diante do atual cenário delicado no qual vivemos”, reforça o diretor.

Campanha de Regularização ocorre em meio a aprovações

Paralelo ao ritmo acelerado de aprovações, a Urbanizadora está promovendo uma campanha com condições especiais para que os moradores da região do Grande Colorado, Boa Vista e Contagem possam adquirir a escritura de seus lotes.

De acordo com as informações do site da campanha (up.esta.com.vc), os moradores podem garantir descontos de até 46% sobre o valor da regularização dos terrenos. A oferta é válida até amanhã, 9 de abril. Após essa data, os descontos oferecidos serão menores.

Para os moradores de condomínios já regularizados, a participação na campanha permite a aquisição da escritura de maneira imediata, com a garantia dos descontos oferecidos. Nos casos dos condomínios ainda em processo de regularização, os interessados devem assinar um contrato junto à empresa, garantindo as condições oferecidas pela campanha para o momento em que os parcelamentos forem regularizados.

Além do desconto a vista de 46%, a empresa também oferece 40% de desconto para opção de financiamento, em até 120 meses. Após o final da primeira etapa da campanha, os descontos são atualizados para 33%, para quem participar até o dia 25 de abril, e de 28% para aqueles que optarem pela regularização até o dia 11 de maio.

Leia mais

Vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada em Sobradinho neste sábado (23)

  • Moradores poderão levar os pets a diferentes pontos da cidade, com atendimento gratuito entre...

Acidente na BR-020: carro capota na descida do Colorado e deixa uma morta e cinco feridos

  • Veículo ocupado por seis pessoas capotou após ser fechado por outro carro; motorista foi...

Sobradinho terá ação integrada de acolhimento para pessoas em situação de rua nesta quinta (21) e sexta (22)

  • Equipes do GDF vão percorrer oito pontos da cidade com oferta de serviços de...

Expoabra 2025 se prepara para receber 70 mil visitantes no Parque da Granja do Torto

  • Entre 29 de agosto e 7 de setembro, feira agropecuária reúne leilões, torneios, cursos,...

Mais notícias

Regularização de muros e guaritas avança no DF, mas cobrança por áreas públicas gera dúvidas

  • Norma sancionada por Ibaneis Rocha reconhece o direito de fechamento dos condomínios e estabelece novas...

Câmara Legislativa aprova redução do ITBI de 3% para até 1%

  • O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (3), a redução do Imposto sobre...

GDF libera R$ 41 milhões para Cartão Prato Cheio, Cartão Gás e DF Social

  • A maior parte do recurso foi investida na concessão do crédito do programa Cartão...